Brafitec

Os programas CAPES-Brafitec e CAPES-Brafagri promovem o intercâmbio de estudantes em todas as especialidades da engenharia, no primeiro caso, e das ciências agronômicas, no segundo.

Estudantes brasileiros podem cursar até um ano de sua graduação na França e estudantes franceses podem estudar no Brasil pelo mesmo período.

 

Quais são os benefícios?
- Bolsas e passagens aéreas internacionais nos termos vigentes da CAPES.

Como participar?
- Para saber se você pode se candidatar ao Brafitec ou ao Brafagri, entre em contato com o docente responsável do seu curso no Brasil. Se a sua faculdade possuir um acordo Brafitec ou Brafagri com a França, você poderá se candidatar, caso cumpra os requisistos.

Quais são os requisitos?
- Os requisitos e prazos de seleção são determinados pela sua faculdade no Brasil, inclusive quanto ao nível de francês e o tipo de comprovação exigida.

Posso escolher a universidade francesa?
- O CAPES-Brafitec eo CAPES-Brafagri são programas de parceria institucional. Por isso, se for selecionado, você receberá a bolsa para estudar na universidade francesa parceira de sua universidade no Brasil.

Posso me candidatar a mais de um programa de bolsas Ciência sem Fronteiras para a França?
- Não são possíveis candidaturas simultâneas ao Programa de Graduação Sanduíche na França e ao Programa Brafitec ou Brafagri.

São modalidades com critérios incompatíveis, já que o bolsista Brafitec/Brafagri deve necessariamente estudar na universidade francesa parceira de sua universidade brasileira, enquanto o bolsista de Graduação Sanduíche será alocado pelo Ciência sem Fronteiras em função das vagas que as universidades francesas disponibilizam para esse programa.

Nível de Francês

As exigências quanto ao nível de francês são diferentes para cada uma das molidades de bolsa.

Para conhecer os testes oficiais de proficiência e as datas de aplicação desses testes, consulte o site od CampusFrance.

Os testes indicam níveis que vão de A1 a C2, de acordo com o Patamar Europeu de Referência para as Línguas:

A1: Elementar
A2: Elementar avançado
B1: Intermediário
B2: Intermediário avançado
C1: Superior
C2: Superior avançado