Bolsistas do CsF apresentam projeto sobre o comportamento de oceanos em workshop no Canadá

Como resultado da participação no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como bolsistas de graduação e das atividades de estágio em universidades canadenses, as alunas do curso de Oceanologia, Priscila Orozco e Bárbara Jung, foram convidadas para apresentar seus trabalhos durante o 2º Workshop Brasil-Canadá em C&T para os Oceanos, realizado em Victoria, no Canadá, em junho deste ano.
Como resultado da participação no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como bolsistas de graduação e das atividades de estágio em universidades canadenses, as alunas do curso de Oceanologia, Priscila Orozco e Bárbara Jung, foram convidadas para apresentar seus trabalhos durante o  2º Workshop Brasil-Canadá em C&T para os Oceanos, realizado em Victoria, no Canadá, em junho deste ano. O workshop envolveu líderes de pesquisa e da indústria no Canadá e no Brasil, engajados nos principais temas da área de Ciências do Mar.
 
Em seu treinamento de estágio,as estudantes analisaram dados das redes de observação Neptune e Vênus, observatórios submarinos que coletam informações oceanográficas em tempo real, na costa do Pacífico. Priscila cuidou da análise dos dados de correntes coletados em BarkleyCanyon por meio da rede Neptune para estudar o comportamento da maré perto do fundo e a troca de águas ricas em nutrientes entre o oceano profundo e a plataforma continental. Bárbara processou os dados coletados no Estreito de Georgia para analisar como se comportam a camada profunda e o intercâmbio das águas do Estreito com o oceano adjacente.
 
No evento, as estudantes puderam compartilhar os resultados divulgados pelos colegas da indústria e da academia de ambos os países, enriquecendo ainda mais as suas experiências. Para as bolsistas, a importância do CsF é grande e um dos principais objetivos do Programa é acelerar e ampliar a formação de novos talentos nacionais.
 
O Canadá é o segundo destino escolhido por alunos brasileiros, recebendo mais de 2 mil bolsistas desde o início do Programa.  Atualmente, o CsF conta com  18 bolsistas na área de Ciências do Mar no país canadense.
 
Coordenação de Comunicação Social