Ciência sem Fronteiras abre espaço para esclarecer dúvidas de coordenadores institucionais do Programa

Um encontro virtual para os coordenadores institucionais do Programa Ciência sem Fronteiras foi realizado hoje (01/08) para esclarecer dúvidas sobre a etapa de homologação das inscrições para as chamadas de graduação sanduíche que segue até dia 9 de agosto.

Um encontro virtual para os coordenadores institucionais do Programa Ciência sem Fronteiras foi realizado hoje (01/08) para esclarecer dúvidas sobre a etapa de homologação das inscrições para as chamadas de graduação sanduíche que segue até dia 9 de agosto. A reunião foi transmitida por vídeo conferência e teve mais de 1.700 acessos.

Uma apresentação com o passo a passo do processo de homologação foi realizada pelos coordenadores do Programa do CNPq e da Capes e, ao final, um espaço para responder os principais questionamentos dos gestores institucionais foi aberto por mais de uma hora. As dúvidas mais freqüentes foram sobre prazos, critérios de avaliação, etapas e aprovação dos alunos selecionados, elaboração do relatório técnico final, desempenho acadêmico dos estudantes candidatos às bolsas de graduação, situações excepcionais, entre outras questões gerais sobre o Programa.

Os coordenadores frisaram a importância dos gestores institucionais orientarem bem seus alunos para que todas as informações sobre a bolsa, antes da ida do estudante ao exterior, sejam esclarecidas e entendidas. Aqueles coordenadores que não puderam participar da reunião podem enviar suas dúvidas pelo e-mail da coordenação do Programa, além de acessar a gravação na íntegra da reunião de hoje por meio de link que estará disponível na página do Portal do CsF (www.cienciasemfronteiras.gov.br).

A etapa de homologação das candidaturas efetuadas nas chamadas públicas do Programa para bolsas de graduação sanduíche segue até o dia 9 de agosto. Na última sexta (26/07) teve início o período de homologação para Austrália (ATN e Go8), Canadá (CALDO e CBIE), Coréia do Sul (KFPP), Finlândia (CIMO) e Reino Unido (UUK). Já para a Nova Zelândia (UNZ) as homologações foram abertas nesta quarta-feira, dia 31/07. As bolsas terão suas atividades iniciadas no exterior a partir de janeiro de 2014. Foram recebidas 13.174 inscrições, sendo 4.909 para o Reino Unido, 3.285 para o Canadá, 3.207 para a Austrália, 1.174 para a Nova Zelândia, 377 para a Finlândia e 222 para a Coréia do Sul.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq