Ciência sem Fronteiras realiza encontros regionais com coordenadores institucionais do Programa

A Coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) realiza a partir de hoje, 10 de setembro, uma série de encontros regionais de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com os coordenadores institucionais do Programa.
A Coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) realiza a partir de hoje, 10 de setembro, uma série de encontros regionais de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com os coordenadores institucionais do Programa. O objetivo principal é esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de homologação e acompanhamento dos candidatos bolsistas de graduação sanduíche que embarcam para o exterior no segundo semestre deste ano.
 
Iniciando o cronograma e representando a região Centro-Oeste, o primeiro encontro será em Brasília, na sede da Capes. As próximas reuniões serão realizadas nos meses de setembro e outubro e vão contemplar todas as regiões do país.
 
Para o Sudeste, a Universidade de São Paulo (USP) será o ponto de encontro entre os coordenadores, no dia 20 de setembro, seguido da reunião na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, representando a região Norte, no dia 30 deste mês.
 
Em outubro, os encontros regionais do Nordeste e Sul serão realizados nos dias 04 e 09 de outubro, respectivamente, nas universidades federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Resultado - A etapa de homologação das candidaturas efetuadas nas chamadas públicas do Programa para bolsas de graduação sanduíche encerrou no mês de agosto. Os países contemplados foram Austrália (ATN e Go8), Canadá (CALDO e CBIE), Coreia do Sul (KFPP), Finlândia (CIMO), Reino Unido (UUK) e Nova Zelândia (UNZ). As bolsas terão suas atividades iniciadas no exterior a partir de janeiro de 2014. Foram recebidas 13.174 inscrições, sendo 4.909 para o Reino Unido, 3.285 para o Canadá, 3.207 para a Austrália, 1.174 para a Nova Zelândia, 377 para a Finlândia e 222 para a Coreia do Sul.
 
Cronograma dos Encontros Regionais:
 
Cidade
Data/Horário
Sede do Evento
Brasília (DF)
10 de setembro
14h às 18h
CAPES
São Paulo (SP)
20 de setembro
9h às 16h
Universidade de São Paulo (USP)
Belém (PA)
30 de setembro
14h às 18h
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Recife (PE)
04 de outubro
13h às 17h
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Porto Alegre (RS)
09 de outubro
14h às 18h
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
 

Coordenação de Comunicação Social do CNPq